Redação do enem que eu entreguei hoje 7/11/2010 para os amigos lerem e comentarem. Não ficou exatamente assim porque eu dei uma mudada enquanto passava a limpo. Sobre o tema, era trabalho na construção da dignidade humana. Eu colocaria um link para os textos mas ainda fazem menos de 3hs que acabou a prova e portanto eles ainda não existem. Talvez eu coloque outro dia, muito provavelmente não colocarei.
Reconstruindo o desconstruído, o ressurgimento da dignidade do homem.
Não há como fugir, o homem precisa comer. Dessa e mais outras necessidades surge o trabalho. O trabalho, que nutre, fortifica e nos dignifica, está impregnado no nosso dia a dia. No entanto, devido ao sistema econômico do capitalismo, parte da riqueza que nós produzimos (*por meio do trabalho) nos é alienada.
A alienação da nossa riqueza resulta na perda do nosso tempo livre(*tempo trabalhado = tempo onde se tem alienada a liberdade). Segundo a visão dos filósofos gregos antigos, a dignidade está no ócio. Isso não deve ser mal interpretado pois, se temos tempo para o ócio, é porque somos dignos de tanto. A apropriação do tempo livre nada mais é que a apropriação da liberdade que, por sua vez, é a definição de escravatura, **que desconstroe totalmente a dignignidade humana.
No entanto, vivemos um momento chave da história humana: o despontar da globalização. Esse não pode ser subestimado porque, no mínimo, nos da a chance de nos libertarmos de nossos senhores locais e nos colocar no centro do mercado global.
Nessa conjuntura atual, todos nós podemos comprar, vender e nos dignificar sem sermos limitados por nossa localidade, nacionalidade, cor da pele ou religião.
Devemos entender a globalização como uma grande aplainação do terreno. Como uma promessa de sermos todos iguais num futuro próximo. Como a chave que nos foi dada para desligar-nos de nossos patrões e, ao invez de disperdiçar nossos talentos, reconstruirmos nossa dignidade por meio deles.
* Coisas que eu devia ter colocado mas esqueci e são importantes para o argumento.
** Esse eu esqueci de colocar mas coloquei um asterisco e coloquei no fim do texto. Espero que o examanidar não anule a minha redação.