domingo, 14 de junho de 2009

Enem 2004 Linkage

Autor: Linkage

Titulo: Do confronto da liberdade de imprensa com o direito à imagem

Do confronto da liberdade de imprensa com o direito à imagem

Nossa constituição garante a liberdade de imprensa, assim como o direito à imagem. A mídia atual tem violado o segundo fundamentando-se no primeiro. Os que têm seus direitos violados frequentemente não obtêm reparação. Portanto cria-se a pergunta: Como garantir o equilíbrio entre os direitos da população e a liberdade de imprensa?

A viabilidade de um governo democrático está diretamente ligada ao acesso do povo à informação. Por este motivo, nossos legisladores garantiram à imprensa uma série de proteções constitucionais. Munida de tal proteção, a mídia foi incumbida de prestar o serviço de informar o público. Para tanto, ela acaba por atropelar direitos constitucionais da própria população.

Ao cidadão que teve seu direito lesado, cabe a indenização. Esta é concebida, geralmente, por via judicial. A mídia moderna não respeita o direito à imagem do cidadão. Todavia, esse desrespeito é direcionado, em sua maioria, aos setores economicamente excluídos da sociedade. Falta aos excluídos recursos financeiros para defenderem seus direitos no poder judiciário. Falta também instruir o povo para que reconheça seus direitos.

Visto isso, torna-se claro que os economicamente excluídos assim como os excluídos do campo intelectual são privados da justiça do Estado. Este fato quebra o elo que obriga a imprensa a indenizar o povo por violar seus direitos e por conseqüência obrigaria a mídia a zelar por estes mesmo direitos. Portanto percebe-se que o balanço entre a liberdade de imprensa e a proteção dos direitos da população é conseqüência do acesso ao poder judiciário e que enquanto a exclusão social privar parte da população da reparação judicial este balanço não será simétrico.

3 comentários:

  1. Pefeito, Linkage. Foi diretamente ao ponto da questão proposta, explicou... Parabéns!

    PS... fiquei com inveja... hauheuahe

    ResponderExcluir
  2. olá. adorei as três redações apresentadas nesse blog, especialmente esta.
    gostaria de saber qual é, realmente, a finalidade desse blog, porque eu me dedico muito ao vestibular FUVEST.
    gostaria que algum de vocês entrasse em contato comigo, por email ou msn(mamaluckys@hotmail.com)
    ou orkut(procurar como: Má Sarkis.)
    Obrigada.
    Maisa S.

    ResponderExcluir